19.5 C
Viçosa
sexta-feira, 29 março, 2024
- Publicidade

Início de primavera com altas temperaturas em Viçosa, confira alguns cuidados a serem tomados nesse tempo seco

Os dias e noites em Viçosa andam mais quentes, durante essa semana a máxima pode chegar aos 32 ºC, mas qual é o motivo de todo esse calorão?

De acordo com o Doutorando em Meteorologia Aplicada pela UFV Hugo Thaner dos Santos, a explicação para as altas temperaturas está na formação de uma bolha de calor que tem atuado sobre todo o estado de Minas Gerais durante os próximos dias.

De acordo com Hugo, “na região sudeste atualmente não existem condições para a formação de chuvas, isso por sua vez ajuda a não permitir uma baixa nas temperaturas”.

Ele também aponta um adiantamento do tempo quente, “acaba de ocorrer uma troca oficial de estação do ano, geralmente é na primavera que de fato começa o calor no Brasil, porém essa onda de calor comumente se inicia no final do mês de outubro”, aponta.

Outro fator que influencia no calor sentido é a umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, (Inmet), a umidade relativa do ar na região durante esta semana varia entre 20% e 70%.

O prognóstico do Inmet prevê concentração de chuvas para minas apenas no mês de novembro. Isso gerou um alerta de atenção, pois com essas elevadas temperaturas possíveis problemas de saúde podem ocorrer.

De olho na hidratação

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda um nível de umidade entre 60% e 80%, a situação se torna preocupante quando o índice está abaixo dos 30%.

Alguns dos problemas que podem ser desencadeados pelo tempo seco são o ressecamento das mucosas das vias aéreas, que pode facilitar o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados.

A baixa umidade também causa desidratação, o que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites. 

O médico Dr. Flávio Gilbert diz que nessa época do ano a atenção deve ser redobrada na hidratação, “uma vez que o tempo contribui para uma perda maior de líquidos durante atividades e trabalho ou esportivas a ingestão desses líquidos também deve ser maior”. Ainda de acordo com o médico o uso de isotônicos pode auxiliar na melhoria da hidratação nesse tempo.

Ingestão de bebidas alcoólicas

Com a elevação das temperaturas o cenário se torna propício para os amantes de uma cerveja gelada, mas o médico faz um alerta para quem pretende matar o calor com um gole da bebida, “embora muita gente goste do álcool, ele não é uma opção interessante. O álcool atua no ciclo dos hormônios antidiuréticos e isso aumenta a diurese da pessoa e o líquido seja perdido na urina.”

Outras recomendações para lidar com o tempo seco

– Utilizar de protetor solar para prevenir o câncer de pele;

– Vestir Roupas mais leves;

– Usar calçados mais confortáveis e frescos;

– Evitar se expor ao sol em horários como no final da manhã e no início da tarde;

Confira abaixo um trecho das dicas que o Dr. Flávio deixou para a nossa reportagem:

- Publicidade

Relacionados

- Publicidade -spot_img

Popular

- Publicidade-spot_img