23.8 C
Viçosa
quinta-feira, 28 março, 2024
- Publicidade

Prefeitura tem reunião marcada na tarde desta terça para analisar a volta às aulas nas escolas de Viçosa

Depois que o Governo de Minas divulgou na semana passada um protocolo de regras que viabiliza o retorno das atividades escolares nas zonas verdes do minas consciente uma grande discussão se instalou entre toda a comunidade. O assunto já foi tema de debates em vários grupos de redes sociais entre os pais de alunos, e muitos não são a favor da volta das atividades regulares nas escolas por medo da exposição dos filhos ao covid-19. Agora a prefeitura vai se reunir com representantes das escolas para decidir quais medidas serão tomadas e se de fato uma reabertura das escolas vai ser efetivada. 

A reunião desta tarde, prevista para às 15:00hrs, vai contar com diretores de escolas públicas estaduais e municipais e também das escolas particulares que funcionam no município. Nossa equipe entrou em contato com profissionais da educação do município e a nossa redação foi informado que muitos deles não são favoráveis a um retorno nesse momento. A preocupação dos profissionais da educação ouvidos pela nossa equipe é de que a estrutura de muitas escolas públicas do município não apresenta condições ideais para suportar um protocolo seguro de mudanças em função da prevenção de contaminação com o novo coronavírus. No entanto ainda aguardam uma posição da administração municipal após a conversa desta tarde para a discussão dessa retomada. Existe também uma proposta a ser avaliada de um Programa de Atendimento Domiciliar aos alunos (PAD), que pode ser implantado para que as tarefas, metas e o desempenho dos alunos no ano escolar não sejam ainda mais prejudicadas. 

Em contato com a assessoria da prefeitura fomos informados de que qualquer seja a decisão tomada nesta ou em futuras reuniões será comunicada a imprensa.

Protocolo estadual

Com base em experiências internacionais, pesquisas e estudos publicados por instituições e organizações das áreas educacionais e de saúde, o Governo de Minas elaborou um protocolo de segurança para retorno das aulas, algumas das recomendações dispostas no documento são:

– Readequação da disposição do mobiliário, nas salas de aula, de modo a assegurar a observância do distanciamento mínimo necessário.

– Adequação do número de estudantes, por sala, considerando a metragem quadrada de espaço individual.

– Observância do distanciamento mínimo entre funcionários, na secretaria escolar e demais dependências administrativas da escola.

– Estabelecimento de rotinas de revezamento, nos horários de entrada, saída, intervalos e demais deslocamentos coletivos, se necessário, de estudantes, com o intuito de se evitar aglomerações.

– Readequar o espaço na escola, como sala de aula e secretaria, para o distanciamento necessário;

– Garantir o uso de máscaras durante as aulas;

– Os estudantes devem deixar seus materiais na escola;

– Priorizar ventilação natural dos ambientes;

– Higienizar as dependências da escola a cada troca de turno;

– Banheiros e cozinha devem ser higienizados, pelo menos, a cada três horas;

– Incentivar o uso de garrafinhas de água individuais.

Crianças teriam menos chances de contrair covid

Na contramão das preocupações com a volta as aulas nas escolas de Viçosa, um estudo feito Royal College of Paediatrics and Child Health, do Reino Unido. Diz que crianças têm probabilidade 44% menor de contrair covid-19 do que os adultos, de acordo com a análise realizada. De acordo com o estudo que é uma revisão sistemática e meta-análise, incluindo 32 estudos, crianças e adolescentes abaixo de 20 anos tiveram 44% menos chances de infecção secundária com pelo novo coronavírus, em comparação com adultos de 20 anos ou mais. “Há evidências preliminares de que aqueles com menos de 10 a 14 anos têm menor suscetibilidade à infecção do que adultos, com adolescentes parecendo ter suscetibilidade semelhante à dos adultos.” A análise foi liderada por Russell Viner, presidente do Royal College.

- Publicidade

Relacionados

- Publicidade -spot_img

Popular

- Publicidade-spot_img