16.4 C
Viçosa
sexta-feira, 19 abril, 2024
- Publicidade

Secretaria de Saúde de Viçosa alega que não recebeu dinheiro do Estado para leitos do COVID-19

Secretaria de Saúde de Viçosa alega que não recebeu dinheiro do Estado para tratar COVID-19

Em coletiva virtual na última segunda-feira, 21, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre os planos do Governo de Minas para os leitos criados durante esse período.  Segundo ele “para garantir assistência aos pacientes com covid-19, fizemos uma expansão muito grande no número de leitos, acima do que seriam as demandas que temos em situações normais no estado. Então, isso será avaliado progressivamente, para que possamos definir onde será preciso manter esses novos leitos e quais seriam as características de cada de cada um”, explicou. De acordo com dados apresentados pelo governo estadual atualmente, estão cadastrados no SUS, em Minas Gerais, 20.922 leitos de enfermaria e 3.902 leitos de UTI. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 63,95% e de leitos de enfermaria está em 60,81%.

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) e o Ministério da Saúde buscam formas de ação conjunta, principalmente para o financiamento desses leitos no futuro. “Estamos estudando as opções viáveis, mas reforçamos que, neste momento, seguimos focados em trabalhar no controle da pandemia em Minas, que ainda não terminou”, pontuou o secretário.

Pós pandemia

Apesar da avaliação estadual dos leitos, em Viçosa a situação é tratada de maneira local. De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os leitos montados aqui na cidade para receber pacientes com Covid-19 receberam investimentos da rede local de saúde (recursos municipais, dos próprios hospitais e de planos de saúde particulares). Portanto, não tem recursos vindos do Governo de MG na estruturação da rede de saúde para a pandemia.

Quando o momento for adequado, a estrutura vai deixar de ser exclusiva para Covid-19 e será integrada de forma permanente aos hospitais. Possíveis alterações serão feitas, como por exemplo, transformar os leitos clínicos em UTIs intermediárias. Nesse arranjo interno de como utilizar melhor a estrutura, a articulação será feita em conjunto com os hospitais.

Ocupação dos leitos de Covid em Viçosa

De acordo com a prefeitura municipal Viçosa tem 67 leitos de hospital, sendo 50 clínicos e 17 para UTI (incluindo adulto e pediatria). Até o fechamento desta matéria Viçosa tinha 48 leitos clínicos disponíveis e 2 leitos clínicos ocupados (1 paciente suspeito de Viçosa e 1 paciente suspeito ou confirmado de Cajuri). Nas UTIs 16 estavam disponíveis e 1 ocupada por paciente positivo de Viçosa.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que não informa a condição clínica de pacientes que estão internados em Viçosa, mas vieram de outras cidades. Colocamos apenas “suspeito ou confirmado” porque cabe aos boletins locais dos municípios de origem desse paciente confirmar ou descartar o caso.

- Publicidade

Relacionados

- Publicidade -spot_img

Popular

- Publicidade-spot_img