18.4 C
Viçosa
quinta-feira, 25 abril, 2024
- Publicidade

Secretário de Agropecuária cumpre agenda em Belo Horizonte

No início desta semana o secretário municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Viçosa, Geraldo Deusdediti Cardoso, esteve em Belo Horizonte onde fez diversas visitas a órgãos do Governo de Minas e a deputados com bases no município. O objetivo foi o de pleitear recursos e apoios político e técnico para mais investimentos nas atividades rurais em benefício do trabalhador rural e de sua família.

Juntos com o secretário municipal estiveram o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Reginaldo Fialho Valente; o chefe do Departamento de Inspeção Municipal, Vinícius Augusto dos Santos e o chefe da Divisão de Agroecologia, Maycon Martins de Souza.

A comitiva viçosense se reuniu com o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcílio de Sousa Magalhães, a quem foram repassadas as reivindicações dos viçosenses no que diz respeito à recomposição de maquinários; constituição de um Consórcio do Agro, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agropecuária envolvendo os municípios que compõem a região de Viçosa; e melhorias da infraestrutura da agricultura, pecuária e abastecimento do Município de Viçosa. O superintendente mostrou-se sensível às necessidades de Viçosa e disse que o município segue no rumo certo. “Os viçosenses podem contar com o apoio total da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, afirmou.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, os representantes da Secretaria de Agropecuária de Viçosa estiveram reunidos com os deputados Delegado Eli Grilo e Coronel Henrique e com Roberto Andrade. Constaram da pauta a segurança nas áreas rurais do Município de Viçosa e a possibilidade da implantação da Delegacia Virtual na cidade a fim de se evitar os deslocamentos dos policiais para a cidade Ubá, aos finais de semana. Com isso, os flagrantes poderiam ser oficializados através de videoconferência com a participação do delegado de plantão. As consequências positivas são menos gastos financeiros para o município; uma melhor qualidade de trabalho para os policiais civis e militares da cidade, que não desfalcariam suas unidades por causa dos deslocamentos; e uma resposta mais efetiva para as ocorrências. Outro assunto debatido foi sobre o Decreto Estadual 48.024/2020, que regulamenta a Lei 23.157, de 18 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais de Minas Gerais, a fim de promover melhorias nas feiras livres da cidade, inclusive suas expansões.

A disponibilização de internet rural para todas as comunidades, sem distinção, a construção e reformas de pontes rurais e programas para a educação no campo também foram assuntos discutidos com os parlamentares que responderam positivamente aos anseios dos viçosenses.

Uma boa notícia foi adiantada pelo deputado Coronel Henrique. Ele disse que, atendendo ao pedido do secretário no início da gestão, uma máquina pá carregadeira será entregue ao Município de Viçosa, em até 30 dias, para utilização conjunta das Secretarias de Obras e Agropecuária.

Com o deputado Roberto Andrade ficou acertada a possibilidade da liberação de torres de telefonia 4G para as comunidades rurais de Viçosa e apoio às campanhas de combate a pandemia nas comunidades rurais e urbanas da cidade.

Ao parlamentar viçosense foi entregue novo ofício solicitando maquinários agrícolas e caminhões, equipamentos que serão usados nas melhorias das estradas rurais do município. “Nos sentimos bastante otimistas após essas reuniões. Estamos trabalhando cada vez mais para melhorarmos a qualidade de vida dos viçosenses, especialmente, a das famílias rurais”, disse o secretário municipal de agropecuária.

- Publicidade

Relacionados

- Publicidade -spot_img

Popular

- Publicidade-spot_img